Presidente do Evento: Prof. Dr. Francisco de Assis Esteves
Coordenadora Geral do Evento: Doutoranda Cristiane Pires Teixeira
Vice Coordenadora: Mestre Fernanda de Araújo Fonseca
Diagramadora: Mestranda Daniele Gravina de Azevedo
Revisora: Doutoranda Jeanete Simone Fendeler Höelz
Bolsistas:
Brenda Nery Ramos - Graduanda em Ciências Biológicas
Bruna Araujo Rossi - Graduanda em Medicina
Diana Santos de Souza - Graduanda em Nutrição
Lorrana Faria Fonseca - Graduanda Ciências Biológicas
Luiz Carlos Gonçalves da Silva Júnior - Graduando em Nutrição e Diagramador
Maria Dalva dos Santos Casal - Graduanda em Farmácia
Voluntária:
Izabel Feitosa da Mata Leite - Graduanda em Medicina
Mestranda Marla Granados Belarmino
Especialista Suzana de Sá Marques
Coordenação de Extensão do campus UFRJ-Macaé e Coordenação de Extensão do NUPEM
Tecnologia da Informação e Comunicação campus UFRJ-Macaé | TIC
Prefeitura Municipal de Macaé
Diretora Geral do campus UFRJ-Macaé: Profª. Drª. Roberta Pereira Coutinho
Substituto Eventual da Direção Geral do campus UFRJ-Macaé: Prof. Dr. Leonardo Paes Cinelli
Coordenadora de Extensão: Profª. Drª. Leila Brito Bergold
Substituto Eventual do Coordenador de Extensão: Profª. Drª. Rute Ramos da Silva Costa
Coordenador de Apoio aos Cursos de Graduação: Prof. Drª. Angélica Nakamura
Substituto Eventual do Coordenador de Apoio aos Cursos de Graduação: Prof. Dr. Habib Salomon Dumet Montoya
Com Professor Gunnar Taets e apresentação musical de Fernanda Teixeira diretamente de Porto Velho - Rondônia
Dia: 28 de Agosto
Horário: 18h
Visualizar quadro de horários para impressão
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | A história da preservação ambiental em Macaé: desafios da sustentabilidade (AO VIVO) (https://www.youtube.com/watch?v=Vo2HJKcZ5g0) |
|
Inscrições abertas apenas
de 10/08/2020 a 28/08/2020
!
|
Em meio a pandemia do Covid-19 e a prática do isolamento social, novas ideias e propostas surgem na comunidade acadêmica para que sejam continuadas atividades de extensão. Essas atividades visam a democratização do conhecimento e troca de saberes entre a Universidade e sociedade de modo a informar aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), medidas para enfrentamento dessa pandemia.
Deste modo, com apoio e participação da gestão da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Jardim Franco, foram desenvolvidas e realizadas pelo grupo 1 do PET-Saúde Interprofissionalidades ações e materiais educativos para auxiliar na disseminação de informações para prevenção da contaminação pelo vírus.
O objetivo da palestra que envolve os integrantes do PET, discentes, professor e gestor da ESF é levar informações sobre métodos de higienização corporal e de alimentos, desmistificar o uso correto de equipamento de proteção individual, entre outros itens pelo meio digital gravado, de acordo com o que foi desenvolvido até o momento. Os agravos causados pelo corona vírus reforçam a necessidade de informações sobre as formas de prevenção e do papel do Sistema Único de Saúde – SUS frente a contenção dessa pandemia.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Desenvolvimento e Ações de Extensão na Atenção Primária à Saúde para o enfrentamento da COVID-19 (https://www.youtube.com/watch?v=gD46Yv9GZiQ) |
|
Inscrições abertas apenas
de 10/08/2020 a 28/08/2020
!
|
Esse painel sobre o percurso terapêutico de adultos traumatizados objetiva discutir sobre o cuidado ao paciente traumatizado na rede assistencial e perspectivas no desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão nessa temática.
É promovido pela rede de estudos sobre trauma no contexto da terapia intensiva, reabilitação, urgência e emergência (TRUE), articula os grupos pesquisa Tecnologias de Ensino e de Cuidado na Saúde de Adultos e Idosos (TECSAI), Grupo de estudos e pesquisa em Estomaterapia e reabilitação (GEPEST) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Neurologia, Neurotrauma e Neurointensivismo (GENTI), coordenados pelos professores Genesis Barbosa, Adriana Alvarez e Luciana Oberg, respectivamente.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Diálogos sobre o percurso terapêutico de adultos traumatizados (https://www.youtube.com/watch?v=2r4_Sg6xns4) |
|
Inscrições abertas apenas
de 10/08/2020 a 28/08/2020
!
|
Uma conversa sobre a potência das narrativas literárias na formação do professor e sobre como a Literatura pode contribuir na descolonização do conhecimento. Neste encontro, contaremos as experiências dos projetos de extensão Afric(a)ção e Narrativas Femininas, projetos que têm a palavra literária como base fundamental.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Narrativas Literárias para Formação Docente: descolonizando olhares (https://www.youtube.com/watch?v=0Nbp1mcLGrg) |
|
Inscrições abertas apenas
de 10/08/2020 a 28/08/2020
!
|
Nessa roda de conversa, Daniel, Cris e Marialda conversam sobre algumas questões epistemológicas sobre o ensino remoto. Algumas dessa questões envolvem o protagonismo do estudante, a aprendizagem como tarefa colaborativa e a questão dos direitos autorais na utilização de materiais digitais.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Reflexões Epistemológicas sobre o Ensino Remoto (https://www.youtube.com/watch?v=594F5Tquyl8) |
|
Inscrições abertas apenas
de 10/08/2020 a 28/08/2020
!
|
Será apresentado como fazer uma pesquisa científica por meio de uma técnica bibliométrica.
A proposta é mostrar como em uma pesquisa científica são conhecidos o estado da arte no assunto pesquisado. Será mostrado, por exemplo, quem são os países que estão mais adiantados no tópico pesquisado, quais as universidades que pesquisam sobre este assunto, quais as revistas ou periódicos que publicam sobre este assunto e quais as palavras-chave mais utilizadas.
Para isso será utilizado o software livre VoSviewer, disponibilizado pelo Centre for Science and Technology Studies (CWTS) da Universidade de Leiden, que requer o Java versão 8 ou superior pré-instalado no microcomputador.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Como e para que realizar uma pesquisa bibliométrica? (https://www.youtube.com/watch?v=XkAMsF2g2Iw) |
|
Inscrições abertas apenas
de 10/08/2020 a 28/08/2020
!
|
O surto do novo coronavírus (COVID-19) tem causado instabilidades à economia mundial e mudanças significativas nos padrões de consumo e nos níveis de produção. Isso gera impactos diretos sobre a demanda de energia e sobre a pegada de carbono, pelo menos no curto prazo, dos países.
Naturalmente, estes efeitos não se dão de forma homogênea sobre a população, variando de acordo com a renda, gênero, vínculo empregatício e natureza do trabalho, além de outros aspectos ligados à urbanização e ao acesso a serviços básicos essenciais. Ainda é cedo para predizer a intensidade e a duração destes impactos, mas uma coisa é certa: a pandemia do COVID-19 tem potencial de alterar estruturalmente nossas relações pessoais e profissionais.
Esta palestra buscará discutir estes aspectos sob a ótica da demanda de energia e dos impactos sociais e ambientais, trazendo recomendações de políticas de curto e médio prazos para a contenção da crise, além de debater algumas lições a serem aprendidas a partir deste momento único que vivemos.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | COVID -19 e Sustentabilidade: análise sob a ótica da demanda de energia e impactos socioambientais (https://www.youtube.com/watch?v=56MKunbrurk) |
|
Inscrições abertas apenas
de 10/08/2020 a 28/08/2020
!
|
Palestra onde serão abordados conceitos e atualização da rotulagem de alimentos no Brasil, assim como uma proposta do uso do Semáforo Nutricional como técnica de educação nutricional para auxiliar os consumidores a fazer melhores escolhas alimentares.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Desvendando e entendendo rótulos de alimentos com o auxílio do Semáforo Nutricional (https://www.youtube.com/watch?v=p9qkTjSaD-k) |
|
Inscrições abertas apenas
de 10/08/2020 a 28/08/2020
!
|
Qual a diferença do texto literário para o texto informativo?
O que é uma pessoa alfabetizada e o que é uma pessoa letrada?
Por que há tantas crianças que não conseguem aprender a ler em dois anos ou mais?
Qual a diferença entre alfabetizar e letrar?
Como se pode estimular o gosto pela leitura na escola?
Que atividades favorecem o letramento?
Que textos escolher para as crianças?
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Alfabetizar e letrar: um diálogo com Marlene Carvalho (https://www.youtube.com/watch?v=3NMDWHx3G5g) |
|
Inscrições abertas apenas
de 10/08/2020 a 28/08/2020
!
|
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Formação inicial e continuada de professores: debates em curso (AO VIVO) (https://www.youtube.com/watch?v=meLvd45wlcA&ab) |
|
Inscrições abertas apenas
de 10/08/2020 a 28/08/2020
!
|
O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é uma emergência médica, assim como o infarto agudo do miocárdio. No entanto, seus sinais e sintomas não são tão amplamente conhecidos. Neste vídeo apresentamos as principais informações sobre o AVE: definição, epidemiologia, sinais e sintomas e como atuar perante um episódio.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Acidente Vascular Encefálico: Como identificar? O que fazer? (https://www.youtube.com/watch?v=pgg_x6H5KbA) |
|
Inscrições abertas apenas
de 10/08/2020 a 28/08/2020
!
|
Palestra onde serão abordados conceitos relacionados à fraudes de alimentos, citando como projeto FARMALIMENTOS auxilia na divulgação destas fraudes através da sua ação "Mitos e verdades de fraudes alimentares" divulgada na nossa página de mídia social do Instagram @farmalimentos, que tem o objetivo de atingir toda a sociedade.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Projeto FARMALIMENTOS auxiliando a população a desvendar mitos e fraudes alimentares (https://www.youtube.com/watch?v=tQUEVU1Zsp0) |
|
Inscrições abertas apenas
de 10/08/2020 a 28/08/2020
!
|
