Diretora Geral do Campus: Profª. Dra. Arlene Gaspar
Substituta Eventual da Direção Geral do Campus: Profª. Dra. Roberta Pereira Coutinho
Coordenador de Extensão: Prof. Dr. Nilcimar dos Santos Souza
Substituto Eventual do Coordenador de Extensão: Prof. Dr. Francisco Martins Teixeira
Coordenador de Apoio aos Cursos de Graduação: Prof. Dr. Habib Salomon Dumet Montoya
Presidente do evento: Professor Dr. Francisco de Assis Esteves
Coordenadora geral do evento: Me. Cristiane Pires Teixeira
Vice Coordenadora: Me. Jeanete Simone Fendeler Höelz
Revisora: Esp. Fernanda de Araújo Fonseca
Equipe de Organização do evento:
Esp. Daniele Gravina de Azevedo
Esp. Gilmara Basílio Caetano
Esp. Marla Granados Belarmino
Esp. Suzana de Sá Marques
Raquel Barreto da Silva Martins
Apoio:
Coordenação de Extensão do Campus UFRJ-Macaé e Coordenação de Extensão do NUPEM – UFRJ;
Assistência Estudantil da UFRJ - Macaé
Secretaria Adjunta de Ensino Superior – Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Macaé;
Setor de Comunicação da UFRJ - Macaé;
TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação Campus UFRJ – Macaé;
UFF – Universidade Federal Fluminense.
ABERTURA DO EVENTO
MOMENTO CULTURAL - OFICINA CANTO CORAL DA CIDADE UNIVERSITÁRIA
Coordenador: Prof. Dr. Gunnar Glauco De Cunto Taets - UFRJ -Macaé
Horário: 18h
*CONFERÊNCIA DE ABERTURA: "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO SÉCULO XXI"
Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro: Prof. Dr. Roberto Leher
Reitor Honorário da Universidade de Lisboa: Prof. Dr. António Manuel Seixas Sampaio Da Nóvoa - Visitante Sênior da UFRJ
Horário: 18h30min
Visualizar quadro de horários para impressão
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Auditório do Bloco A |
|
- |
O fórum tem como objetivo fazer uma reflexão crítica sobre a organização do trabalho embarcado. Como também analisar as implicações do
regime de confinamento para qualidade de vida no trabalho.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 213 -Bloco B |
|
- |
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Parque Atalaia – RJ 162 Macaé/RJ (PONTO DE ENCONTRO NO PARQUE ATALAIA) (Parque Atalaia – RJ 162 Macaé/RJ ) |
|
- |
| B | Parque Atalaia – RJ 162 Macaé/RJ (PONTO DE ENCONTRO NO PARQUE ATALAIA) (Parque Atalaia – RJ 162 Macaé/RJ ) |
|
- |
Desenvolver a habilidade auditiva na língua inglesa através de situações comunicativas reais.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Dia 28 na sala 206 - Dia 29 na sala 308 - Dia 30 na sala 209 - Bloco B- Dia 31 na sala 314 no Bloco C |
|
- |
A utilização do computador é um importante meio de se construir um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo, tornando o conteúdo mais estimulante para os alunos. Assim, o objetivo de curso é apresentar aos participantes o que é Química Computacional e, como ela pode auxiliar no ensino e na pesquisa.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 306 - Bloco A |
|
- |
Promover a reflexão crítica acerca da Educação das Relações Étnico-Raciais e sobre a importância da efetivação da Lei 10.639/03; Levar contribuições, ao problematizar a importância da Lei 10.639/03, para a formação do licenciando e para formação continuada do professor, das diversas áreas do saber; Estimular uma consciência cidadã que possa resultar em uma sociedade democrática, justa e igualitária, a fim de reverter os perversos efeitos do preconceito e do racismo; Produção de atividades práticas.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Colégio Estadual Luiz Reid (Rua Teixeira de Gouvêia - 942, Centro - Macaé/RJ) |
|
- |
Promover a reflexão crítica acerca da Educação das Relações Étnico-Raciais e sobre a importância da efetivação da Lei 10.639/03; Levar
contribuições ao problematizar a importância da Lei 10.639/03, para formação do licenciando e para formação continuada do professor, das
diversas áreas do saber; Estimular uma consciência cidadã que possa rsultar em uma sociedade democrática, justa e igualitária, a fim de
reverter os perversos efeitos do preconceito e do racismo; Produção de atividades práticas.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Colégio Estadual Jornalista Álvaro Bastos (Rua Braulino Alves Simões, 111 - Parque Aeroporto, Macaé) |
|
- |
Promover espaço de reflexão acerca das pequenezas essenciais para a vida humana através do diálogo e percepção da interação humana e estilo de vida. Estender o debate para o significado e utilização do diálogo no âmbito inter e intra-pessoal. Promover ações que busquem melhorias na qualidade de vida.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 206 bloco B |
|
- |
| B | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 206 bloco B |
|
- |
| C | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 210 bloco B |
|
- |
| D | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 210 bloco B |
|
- |
Testar estratégias para alerta nutricional de crianças utilizando o "Semáforo Nutricional" como técnica lúdica.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | EMEI Nossa Senhora da Conceição (Rua 87, S/N - Parque Aeroporto, Macaé/RJ) |
|
- |
Desenvolver conceitos de biossegurança por meio de ações lúdicas para aprimoramento cognitivo dos educandos
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 206 Bloco B |
|
- |
Ensinar eletroquímica utilizando experimentos de uso cotidiano e montando uma célula de conversão de energia pela geração de hidrogênio.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Laboratório de Química |
|
- |
Despertar os adolescentes, através de atividades lúdicas, para os cuidados que os mesmos devem ter em relação aos medicamentos e como descartá-los.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Colégio Estadual Luiz Reid (Rua Teixeira de Gouvêia - 942, Centro - Macaé/RJ) |
|
- |
| B | Colégio Estadual Luiz Reid (Rua Teixeira de Gouvêia - 942, Centro - Macaé/RJ) |
|
- |
Despertar os adolescentes, através de atividades lúdicas, para os cuidados que os mesmos devem ter em relação aos medicamentos e como descartá-los.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Colégio Estadual Jornalista Álvaro Bastos (Rua Braulino Alves Simões, 111 - Parque Aeroporto, Macaé) |
|
- |
Melhorar a arte da comunicação, especialmente da ciência, usando as ferramentas do cinema, teatro e contação de histórias.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Colégio Estadual Luiz Reid (Rua Teixeira de Gouvêia - 942, Centro - Macaé/RJ) |
|
- |
Apresentar aos participantes os cuidados com a audição e próteses auditivas.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 215 - Bloco B |
|
- |
Apresentar os pressupostos teóricos e práticos para contrução de projetos colaborativos entre escolas e espaços não formais.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 306 - Bloco A |
|
- |
Apresentar aos participantes preparações utilizadas na introdução da alimentação complementar adequada e oportuna.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 210 Bloco B |
|
- |
Realizar experimentos simples de química, que envolvem fogo em processos oxidativos ou de combustão.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Laboratório de Química 5 |
|
- |
Permitir um contato com o universo dos micro-organismos e discutir aspectos sobre higiene, saúde e alimentação.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Barreto - NUPEM (Avenida São José do Barreto s/nº, São José do Barreto – Macaé/RJ.) - Auditório |
|
- |
Fornecer importante contribuição no ensino e aprendizagem de ciências, aproximando a Universidade da Escola, fomentando a curiosidade de crianças e adultos, ajudando-os a descobrir que a ciência está presente nas principais atividades do dia a dia, encorajando professores a trabalhar a disciplina de ciências com aulas práticas como recurso pedagógico.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 214 - Bloco B |
|
- |
Palestra sobre ecologia e história e visita ao Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Barreto - NUPEM (Avenida São José do Barreto s/nº, São José do Barreto – Macaé/RJ.) - Auditório |
|
- |
Discutir com a comunidade os problemas da área de saúde mental no município e suas soluções
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Auditório do bloco B |
|
- |
Fornecer conhecimentos sobre Biologia, Taxonomia, Epidemiologia, Relação Artrópode x Humano, implicações dos artrópodes na sociedade, saúde e pesquisa.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Barreto - NUPEM (Avenida São José do Barreto s/nº, São José do Barreto – Macaé/RJ.) - Sala 13 |
|
- |
Informar sobre as alternativas de parto recomendadas pelo SUS e a realidade atual em Macaé e Rio das Ostras.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 212 Bloco B |
|
- |
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Auditório A |
|
- |
Apresentar e discutir as principais fraudes e contaminantes na cadeia alimentar, com o intuito de fortalecer o processo educativo de estudantes e profissionais da área da saúde.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 209 - Bloco B |
|
- |
Apresentar aplicações de matrizes no cotidiano de modo a estimular a aprendizagem.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Colégio Estadual Luiz Reid (Rua Teixeira de Gouvêia - 942, Centro - Macaé/RJ) |
|
- |
O presente projeto de monitoria visa o dsenvolvimento extraclasse do monitor no sentido de contribuir para o aprimoramento de capacidades extracurriculares, bem como, a partir dessa função, poder contar com o apoio extra no ministrar da disciplina em tela, proporcionando aos alunos da disciplina um atendimento extraclasse programado e direcionando de forma que eventuais deficiências no processo de ensino e aprendizagem possam ser identificadas e sanadas tempestivamente. Além disso, o desenvolvimento de características típicas da docência visando construir uma visão concreta do magistrado dspertando o interesse do monitor pelo corpo docente. Objetivou-se pelo monitor em específico a assimilação efetiva dos tópicos da disciplina, tanto teórica quanto prática, por meio de análise de casos simulados e jurisprudenciais pelos alunos.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 206 - Bloco B |
|
- |
Fazer um levantamento topográfico de uma área do Campus da UFRJ/Macaé com pelo menos dois tipos de metodologia.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 203 - Bloco B |
|
- |
Mostrar para os participantes os benefícios que uma prática esportiva (de alta, média ou baixa intensidade) pode ter no cotidiano de nossas vidas.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Colégio Estadual Luiz Reid (Rua Teixeira de Gouvêia - 942, Centro - Macaé/RJ) |
|
- |
Apresentar os conceitos básicos dos cálculos em metrologia e orientar a aplicação desses conceitos em situações práticas.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 210 - Bloco B |
|
- |
Desenvolver competências e habilidades sobre o cuidado adequado à saúde e estado nutricional do idoso na comunidade.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Lab 5 - Bloco A |
|
- |
Ensinar comandos básicos do software Solidworks aplicados ao desenho de uma aeronave.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 208 - Bloco B |
|
- |
Mostrar aplicações do desenho geométrico e sua relação com programa de qualidade 5S
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Colégio Estadual Jornalista Álvaro Bastos (Rua Braulino Alves Simões, 111 - Parque Aeroporto, Macaé) |
|
- |
Motivar o estudo da Matemática através de sua História; Utilizar software gráfico para desenvolver a intuição; Desenvolver o raciocínio lógico-dedutivo através das demonstrações; Aplicar os resultados em problemas que envolvam equações.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Dia 23/08 Sala 315 Bloco C. Dia 24/08 Sala 214 Bloco B - Dia 28/08 Sala 309 Bloco B |
|
- |
Através do software, despertar o interesse dos alunos de modo a ampliar seus conhecimentos e incentivar ainda mais o interesse pelo assunto, preparando o estudante tanto para o ambiente universitário quanto para o mercado de trabalho.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 306 - Bloco A |
|
- |
Transmitir conhecimentos e desenvolver habilidades de forma prática sobre técnicas e métodos de mediações com uso e operação de instrumentos utilizados no dia a dia das pessoas; tais como: medidores de comprimento, largura, altura; medidores de massa; medidores de volume; medidores de temperatura; medidores de grandezas elétricas. Serão utilizados os seguintes intrumentos: réguas, trenas, balanças, termômetros, medidores de volume e de grandezas elétricas.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Laboratório 3 de Engenharia - Bloco C |
|
- |
Apresentar experimentos de física básica.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Laboratório 2 de Engenharia - Bloco C |
|
- |
| B | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Laboratório 2 de Engenharia - Bloco C |
|
- |
| C | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Laboratório 2 de Engenharia - Bloco C |
|
- |
| D | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Laboratório 2 de Engenharia - Bloco C |
|
- |
| E | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Laboratório 2 de Engenharia - Bloco C |
|
- |
| F | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Laboratório 2 de Engenharia - Bloco C |
|
- |
| G | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Laboratório 2 de Engenharia - Bloco C |
|
- |
| H | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Laboratório 2 de Engenharia - Bloco C |
|
- |
Implementar um programa de educação em saúde para um envelhecimento ativo direcionado aos idosos da comunidade, com base na educação dialógica e popular.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Ajuda (Estrada do Imburo – Ajuda – Macaé/RJ) |
|
- |
Conhecer os tipos de obesidade, sua incidência na população, os problemas causados por essa síndrome e como pode ser tratada.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Barreto - NUPEM (Avenida São José do Barreto s/nº, São José do Barreto – Macaé/RJ.) - Auditório |
|
- |
O minicurso tem como objetivo conceituar e exemplificar o uso de Classificadores/ Descrição Imagética.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Laboratório 5 - Bloco A |
|
- |
Estimular professores dos ensinos fundamental e médio, e graduandos dos curso de Licenciatura, a utilizar o pensamento cientifico através da experimentação prática nas aulas de Ciências e Biologia.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Escola Municipal Olga Benário Prestes (Rodovia Amaral Peixoto Km 181, SN, Sao Jose Do Barreto – Macaé/RJ) |
|
- |
Estimular professores do ensino fundamental e médio, e graduados dos cursos de Licenciatura, a utilizar o pensamento científico através da experimentação prática nas aulas de Ciências e Biologia.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Colégio Estadual Luiz Reid (Rua Teixeira de Gouvêia - 942, Centro - Macaé/RJ) |
|
- |
Levar ao participante do minicurso compreender e reconhecer situações que envolvam proporcionalidade em contextos específicos, enfocando a importância da aplicação conjuntamente com a compreensão da matemática envolvida.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Colégio Estadual Luiz Reid (Rua Teixeira de Gouvêia - 942, Centro - Macaé/RJ) |
|
- |
| B | Colégio Estadual Luiz Reid (Rua Teixeira de Gouvêia - 942, Centro - Macaé/RJ) |
|
- |
Observar e compreender, por meio da coleta de análise de dados, doutrina, pesquisa de campo e legislação específica, o papel da pequena empresa na sociedade, sobretudo do Micro Empreendedor Individual (MEI), na cidade de Macaé.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 306 - Bloco A |
|
- |
Discutir a importância do tamanho de partículas na estabilidade, liberação, dissolução e absorção dos medicamentos. Apresentando os métodos disponíveis para medir tamanho de partícula e com aula demonstrativa em um dos equipamentos disponíveis nas indústrias.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 207 Bloco B |
|
- |
Demonstrar como os micro-organismos estão presentes nos alimentos, seja por seus efeitos benéficos na produção de leites fermentados, pães, queijos, cervejas, ou por seu papel como contaminante na deteriorização dos alimentos e causando doenças.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Barreto - NUPEM (Avenida São José do Barreto s/nº, São José do Barreto – Macaé/RJ.) - Sala 14-A |
|
- |
Apresentar as principais ferramentas estatísticas para tratamento de resultados analíticos.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 210 B |
|
- |
Realização de minicurso de curta duração com tema central no evento de trombose e prospecção de “drogas” com potencial anticoagulante.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 206 - Bloco B |
|
- |
| B | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 213 Bloco B |
|
- |
Demonstrar como as aulas práticas usando programas de modelagem molecular podem auxiliar no ensino-aprendizagem de ciências, integrando a química e a biologia, para visualização e entendimento de aspectos estruturais das moléculas presentes nos alimentos.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 209 Bloco B |
|
- |
Mostrar como é possível melhorar a resistência de um solo com adição de resíduos de mármore.
Possibilitar o descarte sustentável para o resíduo gerado na indústria de rochas ornamentais.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 203 - Bloco B |
|
- |
Discutir temas relacionados aos medicamentos, prevenção da automedicação, interações medicamentosas, erros de medicação e reações adversas a medicamentos.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Auditório do Bloco B |
|
- |
| B | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Auditório do Bloco B |
|
- |
Refletir sobre nosso desafio atual: através da religação dos saberes, lançar luz sobre os dilemas do nosso tempo. Identificar, no modo de existência praticado por cada um de nós, a potência de uma micropolítica que pode transformar o mundo que vivemos.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 211 Bloco B |
|
- |
Conscientizar o público da importância do trabalho em conjunto (multidisciplinar) na formação e profissionais sobre o tema do
Aleitamento Materno para o presente saudável da nossa população.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 303 Bloco B |
|
- |
Discutir as informações divulgadas na mídia e sites científicos sobre alimentação e prevenção e tratamento do câncer.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 214 - Bloco B |
|
- |
Contribuir com o debate sobre processos educativos inovadores e horizontais ao olhar para realidades complexas.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Auditório Bloco B |
|
- |
Divulgar a importância desta atividade, desenvolvida pelo Inmetro junto aos profissionais envolvidos na utilização desses intrumentos e realização da análise da qualidade dos intrumentos utilizados em instituições de sáude no município de Macaé.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 215 Bloco B |
|
- |
Introduzir conhecimentos à utilização de arduíno.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Laboratório 1 Bloco A |
|
- |
Identificar a percepção sobre o domínio “insetos” estabelecendo um diálogo entre o conhecimento tradicional e o científico, ou seja, um diálogo entre o cidadão local e o interagente do conhecimento científico e então inserir com práticas de educação ambiental e expressão artística quem são os Insecta, sua importância econômica e ecológica.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 206 no dia 23/08 e no dia 24/08 na sala 213 - Bloco B |
|
- |
Orientar a população sobre as principais fontes de fibras alimentares e a melhor utilização em preparações dietéticos.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Ajuda (Estrada do Imburo – Ajuda – Macaé/RJ) |
|
- |
Apresentar a Bioinformática, conceito, definições, aplicações e exemplos de uso na saúde e meio ambiente.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 209 - Bloco B |
|
- |
Orientar sobre os riscos que os pacientes cirúrgicos são submetidos e as formas de prevenção de lesões.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 306 - Bloco A |
|
- |
Levar aos professores e pais informações sobre a vida real/digital e contribuir para a formação de cidadãos digitalmente corretos.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Colégio & Pré-Universitário Mosaico (Rua São Fidélis, 555 - Jardim Mariléa, Rio das Ostras - RJ) |
|
- |
Levars aos professores e pais informações sobre a vida real/digital e contribuir para a formação de cidadãos digitalmente corretos.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Colégio & Pré-Universitário Mosaico (Rua São Fidélis, 555 - Jardim Mariléa, Rio das Ostras - RJ) |
|
- |
Levar aos professore e pais informações sobre a vida real/digital e contribuir para a formação de cidadãos digitalmente corretos.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Colégio & Pré-Universitário Mosaico (Rua São Fidélis, 555 - Jardim Mariléa, Rio das Ostras - RJ) |
|
- |
Fomentar o aprendizado em materiais compósitos.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Auditório do bloco C |
|
- |
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Auditório do Bloco A |
|
- |
Divulgar o conhecimento da neurociência para os profissionais aplicarem na sua vida pessoal e carreira profissional. Auxiliar os profissionais na atuação com crianças e o siatema familiar. Identificar e superar padrões rígidos e limitantes no ambiente familiar e trabalho. A neurociência ensina como nosso cérebro aprende as emoções e os hábitos que ulitizamos na vida adulta.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Auditório do Bloco B |
|
- |
Apresentar os principais aspectos afetados da nutrição e da saúde cardiovascular do idoso.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 301/302 - Bloco C |
|
- |
Propagar a importância de se assumir uma postura crítica com relação aos discursos do livro didático.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 211 - Bloco B |
|
- |
Discutir questões filosóficas importantes que decorrem do intenso avanço científico e tecnológico do século XXI.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 301/302 - Bloco B |
|
- |
Discutir tópicos interdisciplinares entre química orgânica e bioquímica.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 213 - Bloco B |
|
- |
Propomos a exibição do documentário Menino 23: Infâncias perdidas no Brasil (2016), dirigido por Belisario Franca, gentilemente cedido pela Produtora Giros, com a realização de um debate posterior sobre a escravidão negra brasileira, histórica e filosoficamente situada, com fins educacionais, no âmbito de atuação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro da Cidade Universitária de Macaé (NEAB).
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Auditório do bloco B |
|
- |
Propomos a exibição do documentário Menino 23: Infâncias perdidas no Brasil (2016), dirigido por Belisario Franca, gentilemente cedido pela Produtora Giros, com a realização de um debate posterior sobre a escravidão negra brasileira, histórica e filosoficamente situada, com fins educacionais, no âmbito de atuação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro da Cidade Universitária de Macaé (NEAB).
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Colégio Estadual Luiz Reid (Rua Teixeira de Gouvêia - 942, Centro - Macaé/RJ) - Auditório do Bloco B |
|
- |
Capacitar discentes e outras pessoas interessadas em atuar na plataforma virtual para o projeto "Divulgando a UFRJ Macaé".
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Dia 22/08 e Dia 23/08 Auditório B |
|
- |
Discutir a relação entre a teoria e a prática na formação do profissional nutricionista
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Hospital São João Batista (Rua Dr. Júlio Olivier, 219 - Centro, Macaé - RJ) |
|
- |
Debater a inserção e representatividade de mulheres, negros e outros grupos historicamente excluídos, na ciência.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Sala 315 - Bloco C |
|
- |
Trocar experiências de parto e o impacto desse evento na maternidade.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Barreto - NUPEM (Avenida São José do Barreto s/nº, São José do Barreto – Macaé/RJ.) - Auditório |
|
- |
A roda de conversa tem como objetivo trazer para reflexão as contribuições das diferentes ciências na construção de saberes e intervenções práticas.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua Aluízio da Silva Gomes – 50. Granja dos Cavaleiros – Macaé/RJ.) - Auditório do Bloco A |
|
- |
Articuladamente com o projeto de extensão "Mentes em ação" e com o grupo de pesquisa "Medicina, psquiatria e sofrimento psíquico na era da técnica", a proposta tem como objetivo: Abrir um canal de discussão, a partir do filme "A garota dinamarquesa", sobre a questão da transexualidade e a liberdade na constituição de gênero, aproximando o saber desenvolvido na Universidade, marcadamente nos campos da psiquiatria, psicologia e filosofia, do conjunto da sociedade, em especial os profissionais de saúde e educação.
| Turma | Local | Horários | Obs. |
|---|---|---|---|
| A | Polo Universitário (Rua : Aluizio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros - Macaé - RJ) - Auditório do Bloco A |
|
- |

